Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Conteúdo do Blog

Polimento cristalizado: o que é, como é feito e quanto custa

Quer entender mais sobre polimento cristalizado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender o que, como é feito e as vantagens e desvantagens dessa técnica que revitaliza a pintura do carro.

Garantir que a pintura do carro esteja sempre brilhando é o desejo de muitos motoristas. Afinal, isso influencia totalmente na hora de revender o carro, além de ser um sinal de cuidado por parte de seu dono. O Polimento cristalizado é uma forma de manter a beleza do seu automóvel ativa.

O que é o polimento cristalizado?

O polimento cristalizado é um método de manutenção de pintura que consiste na aplicação de uma espécie de resina que tem a função de formar uma camada protetora sobre a pintura do carro, evitando riscos por um determinado período. Essa aplicação precisa ser feita com produtos adequados e especializados para cada pintura e cor, de modo que não cause estragos.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o que o polimento cristalizado pode causar na pintura do carro, contudo, é importante ressaltar que a aplicação desse tipo de resina não modifica a estrutura molecular responsável pela coloração do veículo, nem a do verniz, responsável pelo brilho da pintura.

Portanto, pode ficar sossegado: os produtos aplicados sobre a lataria não causam nenhum tipo de reação química à pintura do carro. Se o polimento cristalizado for feito corretamente o único resultado será o carro brilhando e protegido.

Qual a diferença entre polimento e cristalização?

São duas técnicas de revitalização da pintura, mas que devem ser utilizadas em momentos distintos. Abaixo você pode conferir um pouco mais sobre a diferença:

  • Polimento: esse processo é feito para revitalizar a pintura atual do carro. Se a lataria apresenta riscos, manchas, queimaduras e opacidade você deve investir em um polimento.
  • Cristalização: esse processo tem como função aumentar a durabilidade da tinta automotiva, ou seja, se você quer proteger a pintura que está em bom estado o ideal é realizar esse serviço.

Na impede que você realize os dois procedimentos em sequência, mas indicamos que você procure um especialistas que possa orientar a melhor forma de proteger a pintura do seu carro.

Vantagens e desvantagens do polimento cristalizado

Aparentemente o polimento cristalizado é maravilhoso a primeira vista, mas é sempre importante colocar na balança alguns pontos para evitar arrependimentos posteriores ou gastos desnecessários com a pintura do carro.

Vantagens

É claro que há muitas vantagens em optar por esse tipo de polimento, já que além de realçar o brilho natural do carro e da pintura, ele garante maior durabilidade à ela. A camada de resina que é aplicada protegerá seu veículo contra pequenos riscos e outras agressões que a tinta original passa cotidianamente.

Destacamos também a grande durabilidade que o polimento cristalizado oferece: cerca de seis meses, fazendo as manutenções indicadas, como lavagens e enceradas periódicas.

O polimento caseiro é um bom exemplo de como fazer a manutenção do polimento cristalizado. Em outros métodos básicos, o brilho dura em média 30 dias, ou seja, essa é uma diferença considerável que representará uma boa economia para o seu bolso.

Desvantagens

A desvantagem do polimento cristalizado é que em alguns casos não é possível remover riscos e manchas. Nesses casos talvez só micro pinturas, funilaria específica ou martelinho de ouro serão a solução, por isso é importante consultar com um especialista neste tipo de polimento.

Quando fazer um polimento cristalizado no carro

Uma das indicações de aplicação do polimento cristalizado é em carros novos, porque mesmo possuindo aquele brilho intenso de fábrica e o aspecto de carro zero quilômetro, pedrinhas do asfalto e poeira, entre outros, podem causar danos iniciais ao veículo. Assim, o processo é indicado como forma de prevenção de possíveis agressões na coloração de fábrica do veículo.

Quando o assunto é polimento cristalizado para carros seminovos ou usados, sua vantagem é a valorização para esses automóveis. A aparência de carro novo traz muitos benefícios, principalmente para quem está pensando em revender o carro, pois as pequenas imperfeições são corrigidas, inclusive os pequenos riscos, que também podem ser reparados com a micro pintura.

Já para carros antigos, é necessário fazer uma análise prévia da pintura do veículo. O polimento cristalizado é um método tecnicamente caro, por isso, se a pintura estiver muito gasta e prejudicada, esse procedimento não é indicado já que não ocorrerão grandes mudanças. A dica aqui é consultar um especialista antes de tomar uma decisão.

Fonte: https://www.minutoseguros.com.b

Gostou? Compartilhe

Veja Mais